terça-feira, 12 de fevereiro de 2008


Mais um tema que está sempre a encher as conversas de café... No entanto, a questão que me apetece levantar tem a ver com o facto de me ter deparado com uma notícia no mínimo intrigante. Vou partilhar. O título da notícia era: "A lei do tabaco fez a sua primeira vítima" (que me perdoe a Maria João Ruela se não eram bem estas palavras, mas o sentido era exactamente este). Ao primeiro olhar poderemos achar que nada de estranho se passa mas, vendo com mais atenção poderemos entender que se trata de um problema grave, ou seja, a lei que obriga os estabelecimentos a colocar ventilação apropriada para que os fumadores e os não fumadores tenham a sua saúde protegida tinha feito a primeira vítima. Bem, no mínimo é estranho, mas neste planeta tão estranho já pouca coisa surpreende!
Podemos colocar novamente hipóteses para resolver este estranho caso. Terá sido um funcionário da empresa de ventiladores que ao colocar o ventilador sofreu uma queda e morreu? Terá sido alguém que morreu porque deixou de fumar já que o café onde ia decidiu não gastar dinheiro na ventilação e colocou um dístico a proibir o fumo naquele espaço? Bem, as hipóteses poderiam continuar indefinidamente mas seria muito chato e não temos tempo (como diz o nosso quase reformado Herman José).
Depois das conjecturas vem a aguardada explicação. É necessária muita calma para ler o que se segue, são palavras susceptíveis de causar alguns problemas a pessoas mais sensíveis. Fica o aviso para depois não dizerem que o meu blogue fez vítimas. Mas então o que aconteceu foi que um homem decidiu fumar o seu cigarro à porta de um café, que, por acaso, não permitia que se fumasse no interior. Até aqui tudo ok. Mas o terror começa quando um taxista se despista e atropela o homem que decidiu estar aquela hora a fumar o seu cigarro no exterior daquele café. Pode com toda a certeza dizer-se que a culpa foi da lei do tabaco que obrigou o dono do café a colocar um dístico onde proibe o fumo nas suas instalações e que, por isso, o homem teve que ir fumar para a rua onde foi atropelado.
Impressionante não é? Eu também achei e resolvi partilhar com todo este mundo.

Sem comentários: